Foi com a simulação de um relato de futebol emocionante entre dois dos clubes “grandes” do campeonato nacional, de microfone em punho, que o jornalista da TSF Bruno Cabral terminou a primeira edição dos “Encontros da Comunicação” levada a efeito na nossa escola, no dia 5 de Novembro.
Perante uma assistência constituída pelos alunos das duas turmas de 10.º ano do Curso Profissional de Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade, o jornalista espinhense (que é também repórter do diário “O Jogo” e membro da redacção do “Jornal de Espinho”) inaugurou a iniciativa falando sobre o seu próprio percurso profissional, que iniciou quando tinha apenas 14 anos. Agora com 25, Bruno Cabral explicou aos alunos que, “para alcançarmos os nossos sonhos, podemos contar com alguma sorte, mas o que interessa realmente é trabalhar muito, ser persistente e, acima de tudo, ter uma grande humildade”. No final, os estudantes puderam fazer perguntas directamente ao jornalista sobre a comunicação, em geral, e o jornalismo, em particular. E, se necessário fosse comprovar o interesse com que ouviram as suas palavras, pediram autógrafos e tiraram fotografias ao lado do convidado.
Bruno Cabral começou a trabalhar na comunicação social nos órgãos de informação local, primeiro na Rádio Costa Verde (hoje, “XL-FM”) e depois na Rádio Globo Azul, após o que se seguiu a imprensa, no semanário “Bancada Central” e no “Jornal de Espinho”.
Esta primeira edição dos “Encontros da Comunicação” decorreu nas aulas das turmas 10.º A e B da “Domingos Capela”, no âmbito das disciplinas de “Comunicação Gráfica e Audiovisual” (leccionada pelo professor Albano Assunção, promotor da iniciativa) e de “Técnicas e Práticas de Comunicação e Relações Públicas” (professor Ângelo Santos).
FOTOS PELOS ALUNOS ADRIANA PEREIRA, FILIPE RODRIGUES SILVA E TELMA PINTO